SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número4Biografia e Cinema na História da Educação: aspectos da profissão docente no filme ‘São João Batista de La Salle: padroeiro dos professores’ índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Acta Scientiarum. Education

versão impressa ISSN 2178-5198versão On-line ISSN 2178-5201

Resumo

PONCE, Florlenis Chévez  e  TORRES, Martha Patricia Astudillo. Aplicações da Teórica Clássica e o Modelo de Rasch em uma escala sobre a linguagem do professor universitário. Acta Educ. [online]. 2018, vol.40, n.4, e42367. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v40i4.42367.

O artigo apresenta o processo de elaboração e aplicação de uma escala inédita na qual se mede as características da linguagem docente universitária enquanto geração de exclusão que deriva da interação da comunicação nas aulas. A coleta de informações foi feita mediante uma enquete aplicada em estudantes universitários do curso de Ensino dos Estudos Sociais e Educação Cívica da Escola de Formação Docente da Universidade de Costa Rica. Para a análise dos dados, utilizou-se a Teoria Clássica dos Testes para fazer uma primeira triagem dos resultados obtidos e a Teoria de Resposta aos itens, especificamente o Modelo de Rasch, para realizar a análise e ajustar tanto os analisados como dos itens. Os principais resultados permitem evidenciar empiricamente que a linguagem docente utilizada durante o processo de ensino e aprendizagem é uma fonte de exclusão de estudantes. Além disso, o agrupamento de itens nos dois fatores permite assinalar que, no desenvolvimento das aulas, um primeiro fator se refere ao que realiza o docente para a compreensão dos conteúdos que transmite e o segundo fator refere-se ao tratamento que provém dessa ação do docente. Conclui-se, assim, que há um tratamento desigual nas aulas de educação superior.

Palavras-chave : exclusão; linguagem; comunicação; interação; modos e educação superior.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )