SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41History of curriculum of a Pedagogy course at UNESP Araraquara (1959-2006)Memes on digital social networks as learning objects of the cyberculture: from viralization to education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Acta Scientiarum. Education

Print version ISSN 2178-5198On-line version ISSN 2178-5201

Abstract

RIZZO, Marco Antonio Lima; SOUZA, Vânia de Fátima Matias de  and  LARA, Larissa Michelle. Leituras da relação entre cultura e qualidade na educação/educação física venezuelana: entre incursões teóricas e aportes de pesquisadores universitários. Acta Educ. [online]. 2019, vol.41, e34688.  Epub Jan 02, 2019. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v41i1.34688.

Este texto apresenta dimensões da cultura e da qualidade na educação/educação física venezuelana por meio de incursões teóricas e aporte de professores-pesquisadores ligados a instituições de ensino superior. Constam dessa coleta documentos educacionais, referenciais teóricos e informações obtidas por meio de questionário online. Com base nos dados encontrados, examinou-se que a) o tema da cultura na produção de conhecimento em educação física na Venezuela ainda é incipiente; b) a cultura está presente na escola, embora pouco evidenciada na educação física, sendo geralmente associada a tradições e costumes; c) não é comum a tematização da educação física junto a termos como cultura física, cultura corporal e cultura de movimento; d) o marco teórico existente reveste-se de conteúdo esportivo, com influências da psicomotricidade e sociomotricidade; e) a qualidade da educação física é comprometida, em especial, pelo fato de o Estado visualizá-la como complementar às carências dos esportes institucionais.

Keywords : dimensões da cultura; qualidade educacional; educação física escolar; Venezuela.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )