SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41História do currículo do curso de Pedagogia da UNESP de Araraquara (1959-2006)Memes de redes sociais digitais enquanto objetos de aprendizagem na Cibercultura: da viralização à educação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Acta Scientiarum. Education

versão impressa ISSN 2178-5198versão On-line ISSN 2178-5201

Resumo

RIZZO, Marco Antonio Lima; SOUZA, Vânia de Fátima Matias de  e  LARA, Larissa Michelle. Leituras da relação entre cultura e qualidade na educação/educação física venezuelana: entre incursões teóricas e aportes de pesquisadores universitários. Acta Educ. [online]. 2019, vol.41, e34688.  Epub 02-Jan-2019. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v41i1.34688.

Este texto apresenta dimensões da cultura e da qualidade na educação/educação física venezuelana por meio de incursões teóricas e aporte de professores-pesquisadores ligados a instituições de ensino superior. Constam dessa coleta documentos educacionais, referenciais teóricos e informações obtidas por meio de questionário online. Com base nos dados encontrados, examinou-se que a) o tema da cultura na produção de conhecimento em educação física na Venezuela ainda é incipiente; b) a cultura está presente na escola, embora pouco evidenciada na educação física, sendo geralmente associada a tradições e costumes; c) não é comum a tematização da educação física junto a termos como cultura física, cultura corporal e cultura de movimento; d) o marco teórico existente reveste-se de conteúdo esportivo, com influências da psicomotricidade e sociomotricidade; e) a qualidade da educação física é comprometida, em especial, pelo fato de o Estado visualizá-la como complementar às carências dos esportes institucionais.

Palavras-chave : dimensões da cultura; qualidade educacional; educação física escolar; Venezuela.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )