SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41Memes on digital social networks as learning objects of the cyberculture: from viralization to educationCheat in school exams: a statistical analysis of human behavior author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Acta Scientiarum. Education

Print version ISSN 2178-5198On-line version ISSN 2178-5201

Abstract

LARA, Fernando Lara. Sumak Kawsay e Educação Inclusiva no Equador: uma proposta do personalismo. Acta Educ. [online]. 2019, vol.41, e40274.  Epub Jan 02, 2019. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v41i1.40274.

O presente trabalho visa promover o debate sobre uma cultura educacional de Sumak Kawsay no Equador, especialmente, a partir da hermenêutica normativa se destina a escrutinar parte da realidade jurídica e política, a aprofundar o impacto de sua conceituação em que a educação inclusiva se refere; Nesse sentido, propõe-se começar com sua abordagem da definição de pessoa e suas diferentes dimensões enfatizadas pelo Personalismo como teoria filosófica. Assim, é concebida como sendo relacional, intersubjetiva e cuja dignidade a torna digna da riqueza de sua diversidade; Desta forma, sua função é investigar a pessoa com o objetivo de prepará-la para viver de uma abordagem holística e comprometida com a construção de uma identidade a partir da defesa de sua dignidade.

Keywords : educação intercultural; pessoal cultural; espécies humanas.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )