SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41Memes de redes sociales digitales como objetos de aprendizaje en la cibercultura: de la viralización a la educaciónTrapacciones en evaluaciones escolares: una análisis estadística del comportamiento humano índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Acta Scientiarum. Education

versión impresa ISSN 2178-5198versión On-line ISSN 2178-5201

Resumen

LARA, Fernando Lara. Sumak Kawsay e Educação Inclusiva no Equador: uma proposta do personalismo. Acta Educ. [online]. 2019, vol.41, e40274.  Epub 02-Ene-2019. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v41i1.40274.

O presente trabalho visa promover o debate sobre uma cultura educacional de Sumak Kawsay no Equador, especialmente, a partir da hermenêutica normativa se destina a escrutinar parte da realidade jurídica e política, a aprofundar o impacto de sua conceituação em que a educação inclusiva se refere; Nesse sentido, propõe-se começar com sua abordagem da definição de pessoa e suas diferentes dimensões enfatizadas pelo Personalismo como teoria filosófica. Assim, é concebida como sendo relacional, intersubjetiva e cuja dignidade a torna digna da riqueza de sua diversidade; Desta forma, sua função é investigar a pessoa com o objetivo de prepará-la para viver de uma abordagem holística e comprometida com a construção de uma identidade a partir da defesa de sua dignidade.

Palabras clave : educação intercultural; pessoal cultural; espécies humanas.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )