SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41Memes de redes sociais digitais enquanto objetos de aprendizagem na Cibercultura: da viralização à educaçãoTrapaças em avaliações escolares: uma análise estatística do comportamento humano índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Acta Scientiarum. Education

versão impressa ISSN 2178-5198versão On-line ISSN 2178-5201

Resumo

LARA, Fernando Lara. Sumak Kawsay e Educação Inclusiva no Equador: uma proposta do personalismo. Acta Educ. [online]. 2019, vol.41, e40274.  Epub 02-Jan-2019. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v41i1.40274.

O presente trabalho visa promover o debate sobre uma cultura educacional de Sumak Kawsay no Equador, especialmente, a partir da hermenêutica normativa se destina a escrutinar parte da realidade jurídica e política, a aprofundar o impacto de sua conceituação em que a educação inclusiva se refere; Nesse sentido, propõe-se começar com sua abordagem da definição de pessoa e suas diferentes dimensões enfatizadas pelo Personalismo como teoria filosófica. Assim, é concebida como sendo relacional, intersubjetiva e cuja dignidade a torna digna da riqueza de sua diversidade; Desta forma, sua função é investigar a pessoa com o objetivo de prepará-la para viver de uma abordagem holística e comprometida com a construção de uma identidade a partir da defesa de sua dignidade.

Palavras-chave : educação intercultural; pessoal cultural; espécies humanas.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )