SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41Sumak Kawsay e Educação Inclusiva no Equador: uma proposta do personalismoOs bons professores: um ensaio crítico-literário sobre uma arte sempre em perigo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Acta Scientiarum. Education

versão impressa ISSN 2178-5198versão On-line ISSN 2178-5201

Resumo

SANTOS, Everton Diniz dos. Trapaças em avaliações escolares: uma análise estatística do comportamento humano. Acta Educ. [online]. 2019, vol.41, e41304.  Epub 02-Jan-2019. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v41i1.41304.

Trapacear em avaliações se revela um problema educacional com efeitos deletérios ao indivíduo e ao país. Os meios para se inibir este comportamento são pouco eficientes e se baseiam apenas em medidas de repressão, como punições, e profiláticas, como limitação do número de itens portados em avaliações. Desse modo, este estudo propõem identificar o perfil comportamental de estudantes que trapaceiam em exames, para auxiliar na elaboração de estratégias adequadas a redução da frequência desta transgressão nas escolas e concursos. Para tanto se realizou uma pesquisa acerca do comportamento de indivíduos que declararam trapacear, ou não trapacear, em exames escolares. Os resultados destacaram que a postura de um indivíduo perante a transgressão em exames, se diferencia significativamente entre os gêneros, posicionamento religioso, nível de estudo entre outros elementos. Os resultados desta pesquisa foram empregados no delineamento do perfil comportamental humano perante ao hábito de ‘colar’, para auxiliar o docente na elaboração de estratégias eficazes para coibir esta transgressão, e suas consequências para a sociedade.

Palavras-chave : cola; comportamento; avaliações; estudante; ensino-aprendizagem.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )