SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41The good teachers: a critical-literary test on an art always in dangerReadings of 1808 - Educative, aesthetic and cognitive aspects of the reception of the book from the Didactics of History author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Acta Scientiarum. Education

Print version ISSN 2178-5198On-line version ISSN 2178-5201

Abstract

CIGALES, Marcelo  and  ARRIADA, Eduardo. A sociologia educacional católica no sul do Brasil (1940-1970): um estudo a partir do corpo docente. Acta Educ. [online]. 2019, vol.41, e35252.  Epub Mar 01, 2019. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v41i1.35252.

Este estudo tem por objetivo analisar o corpo docente responsável por ministrar a disciplina de sociologia educacional e geral no curso normal de um colégio católico no sul do Brasil, entre os anos de 1940 e 1970. Baseado teoricamente em autores da História das Disciplinas Escolares, as fontes remetem ao arquivo escolar da instituição pesquisada. Os resultados apontam a vinculação do corpo docente com as premissas da Igreja e, consequentemente, de uma sociologia católica.

Keywords : campo educacional brasileiro; ensino de sociologia; história da sociologia.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )