SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41Los buenos profesores: un ensayo crítico-literario sobre un arte siempre en peligroLecturas de 1808 - Aspectos educativos, estéticos y cognitivos de la recepción de la obra a partir de la Didáctica de la Historia índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Acta Scientiarum. Education

versión impresa ISSN 2178-5198versión On-line ISSN 2178-5201

Resumen

CIGALES, Marcelo  y  ARRIADA, Eduardo. A sociologia educacional católica no sul do Brasil (1940-1970): um estudo a partir do corpo docente. Acta Educ. [online]. 2019, vol.41, e35252.  Epub 01-Mar-2019. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v41i1.35252.

Este estudo tem por objetivo analisar o corpo docente responsável por ministrar a disciplina de sociologia educacional e geral no curso normal de um colégio católico no sul do Brasil, entre os anos de 1940 e 1970. Baseado teoricamente em autores da História das Disciplinas Escolares, as fontes remetem ao arquivo escolar da instituição pesquisada. Os resultados apontam a vinculação do corpo docente com as premissas da Igreja e, consequentemente, de uma sociologia católica.

Palabras clave : campo educacional brasileiro; ensino de sociologia; história da sociologia.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )