SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41Catholic education sociology in southern Brazil (1940-1970): a study from the teaching staffAesthetic, ethics and education in adornian perspective author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Acta Scientiarum. Education

Print version ISSN 2178-5198On-line version ISSN 2178-5201

Abstract

GELBCKE, Juliana  and  CERRI, Luis Fernando. Leituras de 1808 - Aspectos educativos, estéticos e cognitivos da recepção da obra a partir da Didática da História. Acta Educ. [online]. 2019, vol.41, e36339.  Epub Mar 01, 2019. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v41i1.36339.

Este texto estuda a recepção de uma amostra de leitores ao livro 1808 - Como uma rainha louca, um rei medroso e uma corte corrupta enganaram Napoleão e mudaram a história de Portugal e do Brasil, de Laurentino Gomes. São usados os conceitos de história pública e cultura histórica, a partir da Didática da História (Bergmann, 1990; Rüsen, 2001), para a qual o ensino e a aprendizagem histórica são um fenômeno complexo e multifatorial. Dedica-se a estudar a recepção ou a aprendizagem de uma amostra de leitores da obra 1808 a partir de três das dimensões da cultura histórica: cognitiva, estética e política (Rüsen, 1994). Os dados foram obtidos pela aplicação de um questionário por meio da internet e interpretados pela análise de conteúdo (Bardin, 2011). Conclui-se, a partir da análise dos dados das entrevistas, que o sucesso desse tipo de obra está sustentado na história escolar (que ‘forma público’ interessado) e na história acadêmica (como fonte de autoridade); recursos estéticos são indicados pelos leitores como fator importante de interesse. A combinação de fatores estéticos e historiográficos gera, entre os leitores, um ‘efeito janela’ que parece fornecer acesso imediato ao passado, frente ao qual se observa restrita consciência crítica dos leitores.

Keywords : ensino de história; aprendizagem histórica; divulgação científica; história pública.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )