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Acta Scientiarum. Education

versión impresa ISSN 2178-5198versión On-line ISSN 2178-5201

Resumen

GELBCKE, Juliana  y  CERRI, Luis Fernando. Leituras de 1808 - Aspectos educativos, estéticos e cognitivos da recepção da obra a partir da Didática da História. Acta Educ. [online]. 2019, vol.41, e36339.  Epub 01-Mar-2019. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v41i1.36339.

Este texto estuda a recepção de uma amostra de leitores ao livro 1808 - Como uma rainha louca, um rei medroso e uma corte corrupta enganaram Napoleão e mudaram a história de Portugal e do Brasil, de Laurentino Gomes. São usados os conceitos de história pública e cultura histórica, a partir da Didática da História (Bergmann, 1990; Rüsen, 2001), para a qual o ensino e a aprendizagem histórica são um fenômeno complexo e multifatorial. Dedica-se a estudar a recepção ou a aprendizagem de uma amostra de leitores da obra 1808 a partir de três das dimensões da cultura histórica: cognitiva, estética e política (Rüsen, 1994). Os dados foram obtidos pela aplicação de um questionário por meio da internet e interpretados pela análise de conteúdo (Bardin, 2011). Conclui-se, a partir da análise dos dados das entrevistas, que o sucesso desse tipo de obra está sustentado na história escolar (que ‘forma público’ interessado) e na história acadêmica (como fonte de autoridade); recursos estéticos são indicados pelos leitores como fator importante de interesse. A combinação de fatores estéticos e historiográficos gera, entre os leitores, um ‘efeito janela’ que parece fornecer acesso imediato ao passado, frente ao qual se observa restrita consciência crítica dos leitores.

Palabras clave : ensino de história; aprendizagem histórica; divulgação científica; história pública.

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