SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41Aesthetic, ethics and education in adornian perspectiveRural education and regional development: educational proposals and activities of Sud Mennucci - 1920 to 1948 author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Acta Scientiarum. Education

Print version ISSN 2178-5198On-line version ISSN 2178-5201

Abstract

LIMA, Lívia Morais Garcia  and  FERNANDES, Renata Sieiro. Educação não formal e o município educador: algumas experiências sociocomunitárias. Acta Educ. [online]. 2019, vol.41, e37380.  Epub Mar 01, 2019. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v41i1.37380.

Este artigo aborda a problemática dos processos educativos que acontecem no espaço urbano e rural, no campo da educação não formal. O objetivo é apresentar e refletir experiências sociais e comunitárias de educação não formal que se dão por meio de manifestações e ocupações no ambiente urbano, bem como de experiências de turismo rural-patrimonial. Metodologicamente trata-se de uma pesquisa qualitativa que explora informações extraídas por meio de sete experiências de ocupações públicas extraídas de contextos da cidade e de experiências que tratam de atividades educativas em contexto rural de três fazendas históricas do estado de São Paulo. As análises aproximam as experiências de modo a discutir as três dimensões de aprendizagem indicadas por Trilla Bernet: aprender a, aprender da, aprender na. Por fim, considera os limites e alcances dessas aprendizagens e atualiza a ideia da cidade como espaço de educação não formal sob o termo e enfoque do município educador, agente e fator.

Keywords : educação sociocomunitária; cidade educativa; aprendizagem.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )