SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41Estética, ética e formação na perspectiva adornianaO ensino rural e o desenvolvimento regional: propostas e atividades educacionais de Sud Mennucci - 1920 a 1948 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Acta Scientiarum. Education

versão impressa ISSN 2178-5198versão On-line ISSN 2178-5201

Resumo

LIMA, Lívia Morais Garcia  e  FERNANDES, Renata Sieiro. Educação não formal e o município educador: algumas experiências sociocomunitárias. Acta Educ. [online]. 2019, vol.41, e37380.  Epub 01-Mar-2019. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v41i1.37380.

Este artigo aborda a problemática dos processos educativos que acontecem no espaço urbano e rural, no campo da educação não formal. O objetivo é apresentar e refletir experiências sociais e comunitárias de educação não formal que se dão por meio de manifestações e ocupações no ambiente urbano, bem como de experiências de turismo rural-patrimonial. Metodologicamente trata-se de uma pesquisa qualitativa que explora informações extraídas por meio de sete experiências de ocupações públicas extraídas de contextos da cidade e de experiências que tratam de atividades educativas em contexto rural de três fazendas históricas do estado de São Paulo. As análises aproximam as experiências de modo a discutir as três dimensões de aprendizagem indicadas por Trilla Bernet: aprender a, aprender da, aprender na. Por fim, considera os limites e alcances dessas aprendizagens e atualiza a ideia da cidade como espaço de educação não formal sob o termo e enfoque do município educador, agente e fator.

Palavras-chave : educação sociocomunitária; cidade educativa; aprendizagem.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )