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Acta Scientiarum. Education

versão impressa ISSN 2178-5198versão On-line ISSN 2178-5201

Resumo

CARDOSO, Maria Angélica  e  HOFF, Sandino. O ensino rural e o desenvolvimento regional: propostas e atividades educacionais de Sud Mennucci - 1920 a 1948. Acta Educ. [online]. 2019, vol.41, e41679.  Epub 01-Maio-2019. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v41i1.41679.

O objeto de estudo é o ensino rural, proposto por Sud Mennucci (1892 - 1948) para o estado de São Paulo, de 1920 a 1948. O estudo examinou o tema, enquanto relação educativa, cujos objetivos foram captar as necessidades sociais da época e apreender as funções sociais do ensino rural. As fontes da pesquisa foram os escritos em livros, conferências, artigos de jornais e decretos por ele promulgados, quando foi Diretor-geral do Ensino. A metodologia seguiu a análise temática fundamentada na teoria histórico-crítica mediante a categoria singular/universal, tendo como eixos temáticos o trabalho didático, a ruralização do ensino e a pequena lavoura. Sua proposta cumpriu somente em parte a função social programada, contribuiu, entretanto, para a inovação e a universalização relativa do ensino rural.

Palavras-chave : organização do trabalho didático; ruralização do ensino; pequena lavoura; relação educativa.

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