SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41A marxist critical to interdisciplinarityReading books and the construction of a national identity of Italian and Italian descendant children (São Paulo in the early 20th century) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Acta Scientiarum. Education

Print version ISSN 2178-5198On-line version ISSN 2178-5201

Abstract

SIMOES, Regina Helena Silva  and  BERTO, Rosianny Campos. Pedagogia científica, brasilidade e formação de professores na escola ativa capixaba em redes de sociabilidade: panoramas do cais. Acta Educ. [online]. 2019, vol.41, e44204.  Epub May 01, 2019. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v41i1.44204.

Este estudo investiga redes de sociabilidade tecidas no processo de instituição da escola ativa no Espírito Santo (1928-1930), que envolveram o capixaba Attilio Vivacqua, o suíço Adolphe Ferrière, o paulista Deodato de Moraes e o carioca Garcia de Rezende. Utiliza como fontes publicações desses autores, documentos legislativos, relatórios de governo e matérias de periódicos. No cruzamento dessas fontes, analisa quatro eixos de sustentação da reforma do ensino no Espírito Santo: a observância de parâmetros universais da ciência ‘una e verdadeira’ (rigor científico); a adaptação da Escola Nova às necessidades e demandas locais (questão social), fugindo à mera reprodução de modelos importados (ideia de brasilidade); a universalidade de princípios científicos entre a ‘síntese nacional’ e o ‘espírito patriótico-nacionalista’ (viés doutrinário) e; a formação de professores com base na ‘pedagogia científica’ traduzida no modelo da escola ativa. Na reforma educacional investigada em redes de sociabilidade, Ferrière emprestou a matriz da escola ativa a ser desenvolvida no Espírito Santo. Vivacqua destacou-se pela atuação política e administrativa, Moraes pela orientação científica e pedagógica e Rezende pelo trabalho de difusão e circulação do projeto político-pedagógico da escola ativa capixaba e do ideal de modernidade que a movia.

Keywords : escola ativa; Espírito Santo; Attilio Vivacqua; Deodato de Moraes.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · Portuguese ( pdf )