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Acta Scientiarum. Education

versão impressa ISSN 2178-5198versão On-line ISSN 2178-5201

Resumo

MARTINES, Paulo Ricardo. O exercício da lectio na tradição medieval - Lecturis salutem. Acta Educ. [online]. 2019, vol.41, e46791.  Epub 01-Set-2019. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v41i1.46791.

O tema deste artigo se refere à prática da leitura de textos, no âmbito da universidade medieval, particularmente ao ensino cultivado por mestres e alunos segundo normas pedagógicas institucionalizadas. O exercício da leitura foi uma preocupação constante entre os mestres do período medieval, algo consignado, seja nas advertências daquelas leituras que não edificam a formação do caráter do cristão, por cultuarem tão somente a eloquência e não a virtude da sabedoria (Isidoro de Sevilha), seja pela importância dada ao saber ler e aos modos pelos quais devemos ler determinado texto (Hugo de São Vítor), a fim de formar um ‘leitor cuidadoso’ (Abelardo) e preparado para enfrentar os grandes temas da filosofia, como aqueles oferecidos nas escolas do século XII, ou na futura universidade do século XIII. Essa universidade é organizada como uma corporação de ofício e é inseparável daquilo que, na esfera da cultura da época, se denomina como ‘escolástica’, cujo ensino magistral é o elemento irradiador e foco dos estudos universitários. Veremos, neste artigo, como se consubstancia o exercício da leitura, na tradição medieval, presente no método preconizado pelos autores da ‘escolástica’ e, em particular, destacaremos o comentário de Tomás de Aquino ao tratado Sobre a Trindade, de Boécio, no tocante ao tema da classificação do saber teórico.

Palavras-chave : leitura; ensino; ética; universidade medieval; escolástica.

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