SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41The Practice of lectio in the Medieval tradition Lecturis salutemFeeding the body and the soul in the middle ages: devouring and nourishing the Visio Tnugdali author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Acta Scientiarum. Education

Print version ISSN 2178-5198On-line version ISSN 2178-5201

Abstract

WAIMAN, David  and  RODRIGUEZ, Gerardo Fabián. O feudalismo nos livros didáticos argentinos: sua abordagem historiográfica (1999 - 2006). Acta Educ. [online]. 2019, vol.41, e48087.  Epub Sep 01, 2019. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v41i1.48087.

O feudalismo é uma questão chave quando se explica a Idade Média na escola argentina hoje e sempre. No âmbito de uma reforma educacional nacional que está causando mudanças no conteúdo e nos métodos de ensino dentro dos desenhos curriculares, observamos que na prática de sala de aula, e especialmente nos livros escolares utilizados como fontes históricas, isto é com a ideologia tradicional, resistir às novas mudanças e manter explicações desta questão central caracterizada pelo arcaísmo historiográfico, o memorismo e as indefinições. Em suma, reforçam uma cultura escolar e uma disciplina escolar, a História, com forte marca na visão político - institucional do tema a ser estudado.

Keywords : livros de textos; feudalismo; disciplinas escolares; arcaísmo historiográfico.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )