SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41El ejercicio de la lectio en la tradición medieval - Lecturis salutemAlimentando el cuerpo y el alma en el medievo: devoración y nutrición en Visio Tnugdali índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Acta Scientiarum. Education

versión impresa ISSN 2178-5198versión On-line ISSN 2178-5201

Resumen

WAIMAN, David  y  RODRIGUEZ, Gerardo Fabián. O feudalismo nos livros didáticos argentinos: sua abordagem historiográfica (1999 - 2006). Acta Educ. [online]. 2019, vol.41, e48087.  Epub 01-Sep-2019. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v41i1.48087.

O feudalismo é uma questão chave quando se explica a Idade Média na escola argentina hoje e sempre. No âmbito de uma reforma educacional nacional que está causando mudanças no conteúdo e nos métodos de ensino dentro dos desenhos curriculares, observamos que na prática de sala de aula, e especialmente nos livros escolares utilizados como fontes históricas, isto é com a ideologia tradicional, resistir às novas mudanças e manter explicações desta questão central caracterizada pelo arcaísmo historiográfico, o memorismo e as indefinições. Em suma, reforçam uma cultura escolar e uma disciplina escolar, a História, com forte marca na visão político - institucional do tema a ser estudado.

Palabras clave : livros de textos; feudalismo; disciplinas escolares; arcaísmo historiográfico.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )