SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41Education, identity and cultural resistance in medieval judaism: Maimonides epistlesAugustine of Hippo (354-430) between the classic antiquity and the roman empire: instruction, education and action author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Acta Scientiarum. Education

Print version ISSN 2178-5198On-line version ISSN 2178-5201

Abstract

KRAEMER, Celso  and  SANTOS, Dominique. História e filosofia da educação na Idade Média: uma reflexão sobre o conceito de prudência na Suma Teológica de Tomás de Aquino. Acta Educ. [online]. 2019, vol.41, e47777.  Epub Oct 01, 2019. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v41i1.47777.

Tomás de Aquino foi um dos pensadores que contribuiu para o debate das questões mais importantes presentes nos ambientes intelectuais do século XIII. Neste artigo, analisamos uma de suas principais obras, a Suma Teológica, sobretudo a questão 47 da parte que ficou conhecida como Secunda Secundae, ou simplesmente IIª IIae, ou seja, Segunda da Segunda, a partir da qual apresentamos uma reflexão sobre o conceito de ‘prudência’, que, compreendido como teoria ou lógica da ação humana, no sentido da tomada de decisão, pode nos auxiliar não só a problematizar a História e a Filosofia da Educação na Idade Média, mas também nossas próprias práticas educacionais no tempo presente.

Keywords : educação; medieval; Tomás de Aquino; Suma Teológica; prudência.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )