SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41Educación, identidad y resistencia cultural en el judaismo medieval: epistolas de MaimonidesAgustín de Hipona (354-430) entre la antigüedad clássica y el imperio romano: instrucción, educación y acción índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Acta Scientiarum. Education

versión impresa ISSN 2178-5198versión On-line ISSN 2178-5201

Resumen

KRAEMER, Celso  y  SANTOS, Dominique. História e filosofia da educação na Idade Média: uma reflexão sobre o conceito de prudência na Suma Teológica de Tomás de Aquino. Acta Educ. [online]. 2019, vol.41, e47777.  Epub 01-Oct-2019. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v41i1.47777.

Tomás de Aquino foi um dos pensadores que contribuiu para o debate das questões mais importantes presentes nos ambientes intelectuais do século XIII. Neste artigo, analisamos uma de suas principais obras, a Suma Teológica, sobretudo a questão 47 da parte que ficou conhecida como Secunda Secundae, ou simplesmente IIª IIae, ou seja, Segunda da Segunda, a partir da qual apresentamos uma reflexão sobre o conceito de ‘prudência’, que, compreendido como teoria ou lógica da ação humana, no sentido da tomada de decisão, pode nos auxiliar não só a problematizar a História e a Filosofia da Educação na Idade Média, mas também nossas próprias práticas educacionais no tempo presente.

Palabras clave : educação; medieval; Tomás de Aquino; Suma Teológica; prudência.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )