SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41Digital culture and teaching: possibilities for music educationThe impact of the vocational training offered, through the Pronatec program, for the occupation of job vacancies between 2011 and 2015 author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Acta Scientiarum. Education

Print version ISSN 2178-5198On-line version ISSN 2178-5201

Abstract

MIGUEL, Iván Gregorio Silva  and  TOMAZETTI, Elisete Medianeira. #Zikazero: o empreendedorismo na educação como estratégia produtora de governamentalidade neoliberal. Acta Educ. [online]. 2019, vol.41, e35321.  Epub Jan 02, 2019. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v41i1.35321.

O artigo utiliza-se da campanha de combate ao mosquito Aedes Aegypti desenvolvida pelo governo do Brasil em finais do ano de 2015 e começo de 2016, e através dela problematiza algumas conexões entre as noções de biopolítica, biopoder e governamentalidade e o que parece se apresentar como uma tendência à produção de sujeitos empreendedores na educação deste país. Pensamos que a campanha, denominada #ZIKAZERO, pode funcionar como um exemplo do que parece ser uma convocação à escola por parte da sociedade para assumir o papel de carro chefe da paulatina entrada do empreendedorismo na educação formal. No texto desenvolveremos, em primeiro lugar, os três conceitos antes citados, tendo como pano de fundo a campanha em questão; em segundo lugar vincularemos a educação à sociedade de consumo utilizando a noção de empreendedorismo como link que favorece os processos de ida e vinda entre ambas; e por último, mostraremos como a campanha #ZIKAZERO serve de exemplo para expor algumas práticas vinculadas ao movimento do empreendedorismo, e como a população é chamada a ‘fazer sua parte’ no que pareceria ser uma produção de subjetividades empreendedoras.

Keywords : escola; subjetividade; biopolítica; biopoder.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )