SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41Cultura digital e docência: possibilidades para a educação musicalO impacto da formação profissional ofertada, por meio do programa Pronatec, para a ocupação de vagas de postos formais de trabalho, entre 2011 e 2015 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Acta Scientiarum. Education

versão impressa ISSN 2178-5198versão On-line ISSN 2178-5201

Resumo

MIGUEL, Iván Gregorio Silva  e  TOMAZETTI, Elisete Medianeira. #Zikazero: o empreendedorismo na educação como estratégia produtora de governamentalidade neoliberal. Acta Educ. [online]. 2019, vol.41, e35321.  Epub 02-Jan-2019. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v41i1.35321.

O artigo utiliza-se da campanha de combate ao mosquito Aedes Aegypti desenvolvida pelo governo do Brasil em finais do ano de 2015 e começo de 2016, e através dela problematiza algumas conexões entre as noções de biopolítica, biopoder e governamentalidade e o que parece se apresentar como uma tendência à produção de sujeitos empreendedores na educação deste país. Pensamos que a campanha, denominada #ZIKAZERO, pode funcionar como um exemplo do que parece ser uma convocação à escola por parte da sociedade para assumir o papel de carro chefe da paulatina entrada do empreendedorismo na educação formal. No texto desenvolveremos, em primeiro lugar, os três conceitos antes citados, tendo como pano de fundo a campanha em questão; em segundo lugar vincularemos a educação à sociedade de consumo utilizando a noção de empreendedorismo como link que favorece os processos de ida e vinda entre ambas; e por último, mostraremos como a campanha #ZIKAZERO serve de exemplo para expor algumas práticas vinculadas ao movimento do empreendedorismo, e como a população é chamada a ‘fazer sua parte’ no que pareceria ser uma produção de subjetividades empreendedoras.

Palavras-chave : escola; subjetividade; biopolítica; biopoder.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )