SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41#Zikazero: o empreendedorismo na educação como estratégia produtora de governamentalidade neoliberalUniversidade e Escola Básica: experiências de pesquisa colaborativa na formação continuada de professores/as índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Acta Scientiarum. Education

versão impressa ISSN 2178-5198versão On-line ISSN 2178-5201

Resumo

BIAVATTI, Joanna Adelia  e  DEITOS, Roberto Antonio. O impacto da formação profissional ofertada, por meio do programa Pronatec, para a ocupação de vagas de postos formais de trabalho, entre 2011 e 2015. Acta Educ. [online]. 2019, vol.41, e37765.  Epub 02-Jan-2019. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v41i1.37765.

Entre os anos de 2011 e 2015, o Pronatec mobilizou cerca de 9,4 milhões de matrículas e mais de 13 bilhões de reais, o que caracterizou o programa como a Política Pública de Educação Profissional de maior grandiosidade, considerando, além dos números citados, os subprogramas por ele abarcados e os ministérios e secretarias mobilizados. Entretanto, embora seu saldo apresente números vultosos, pouco foi o impacto da formação profissional ofertada, por meio do Pronatec, para a ocupação de vagas de postos formais de trabalho no mesmo período. O estudo analisou as vagas disponíveis na Agência do Trabalhador, no município de Cascavel, estado do Paraná, e as entrelaçou com as ofertas dos cursos do Pronatec na mesma região. Essa análise constatou que, embora mais de sete mil profissionais tenham sido capacitados no referido município, não houve queda no número de vagas em aberto na Agência do Trabalhador.

Palavras-chave : Pronatec; qualificação profissional; trabalho assalariado; educação profissional; vagas.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )