SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41El impacto de la formación profesional ofrecida, a través del programa Pronatec, para la ocupación de puestos de puestos formales de trabajo, entre 2011 y 2015Formación inicial del docente de matemáticas - investigando la expresión gráfica en el currículo de la UFPR índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Acta Scientiarum. Education

versión impresa ISSN 2178-5198versión On-line ISSN 2178-5201

Resumen

JARDILINO, José Rubens Lima  y  DINIZ, Margareth. Universidade e Escola Básica: experiências de pesquisa colaborativa na formação continuada de professores/as. Acta Educ. [online]. 2019, vol.41, e41958.  Epub 01-Mar-2019. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v41i1.41958.

Este artigo aborda a questão da formação continuada de professores por meio da pesquisa, tendo como referência a relação universidade-escola na perspectiva da formação do professor pesquisador e sujeito do seu desenvolvimento profissional docente (DPD). Utilizou-se como metodologia a abordagem colaborativa por meio de narrativas e conversação. As unidades de análise expostas no texto são excertos de narrativas de professores participantes de duas pesquisas de longa duração (2014-2017), realizadas com três universidades no projeto em rede Observatório da Educação - OBEDUC/Capes e Observatório da Pesquisa Educacional da Região dos Inconfidentes - OBERI, com apoio da FAPEMIG. Dentre os vários aportes colhidos nas pesquisas, destacou-se a possibilidade dos docentes ressignificarem o DPD, considerando os processos subjetivos, fomentados por novas práticas de formação, com atenção para aspectos que contribuam especialmente para as ideias de autogestão da escola, de cidadania, dos direitos das pessoas participarem dos processos de decisão e de seu próprio processo de formação, a partir da lógica da implicação do sujeito.

Palabras clave : formação continuada; professor pesquisador; desenvolvimento profissional docente.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )