SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41O impacto da formação profissional ofertada, por meio do programa Pronatec, para a ocupação de vagas de postos formais de trabalho, entre 2011 e 2015Formação inicial do docente de matemática - investigando a Expressão Gráfica no currículo da UFPR índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Acta Scientiarum. Education

versão impressa ISSN 2178-5198versão On-line ISSN 2178-5201

Resumo

JARDILINO, José Rubens Lima  e  DINIZ, Margareth. Universidade e Escola Básica: experiências de pesquisa colaborativa na formação continuada de professores/as. Acta Educ. [online]. 2019, vol.41, e41958.  Epub 01-Mar-2019. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v41i1.41958.

Este artigo aborda a questão da formação continuada de professores por meio da pesquisa, tendo como referência a relação universidade-escola na perspectiva da formação do professor pesquisador e sujeito do seu desenvolvimento profissional docente (DPD). Utilizou-se como metodologia a abordagem colaborativa por meio de narrativas e conversação. As unidades de análise expostas no texto são excertos de narrativas de professores participantes de duas pesquisas de longa duração (2014-2017), realizadas com três universidades no projeto em rede Observatório da Educação - OBEDUC/Capes e Observatório da Pesquisa Educacional da Região dos Inconfidentes - OBERI, com apoio da FAPEMIG. Dentre os vários aportes colhidos nas pesquisas, destacou-se a possibilidade dos docentes ressignificarem o DPD, considerando os processos subjetivos, fomentados por novas práticas de formação, com atenção para aspectos que contribuam especialmente para as ideias de autogestão da escola, de cidadania, dos direitos das pessoas participarem dos processos de decisão e de seu próprio processo de formação, a partir da lógica da implicação do sujeito.

Palavras-chave : formação continuada; professor pesquisador; desenvolvimento profissional docente.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )