SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41Universidade e Escola Básica: experiências de pesquisa colaborativa na formação continuada de professores/asEntre procedimentos e roteiros didáticos de tradução - condições de invenção índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Acta Scientiarum. Education

versão impressa ISSN 2178-5198versão On-line ISSN 2178-5201

Resumo

MARIA POI, Thassiane; LUZ, Adriana Augusta Benigno dos Santos; GOES, Anderson Roges Teixeira  e  GOES, Heliza Colaço. Formação inicial do docente de matemática - investigando a Expressão Gráfica no currículo da UFPR. Acta Educ. [online]. 2019, vol.41, e36603.  Epub 01-Mar-2019. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v41i1.36603.

Nesta pesquisa é abordado o contexto histórico das disciplinas de Expressão Gráfica, presente no currículo do curso de Matemática da Universidade Federal do Paraná (UFPR) no período de 1974 a 2006 (ano da última reforma curricular). A finalidade é indicar a possível causa para o quase não desenvolvimento de conceitos dessa área, que na Educação Básica engloba, sobretudo, a Geometria na disciplina de Matemática. Para isto, buscamos informações em documentos oficiais, trabalho direto com alunos, professores e escolas públicas de educação básica, verificando que o estudo da Expressão Gráfica foi subtraído, ocasionando lacuna na formação do futuro professor, que deverá desenvolver tais temas com seus futuros alunos, indicando uma possível causa para o (des)aparecimento do trabalho dos conceitos na Educação Básica, contribuindo para a fragmentação curricular.

Palavras-chave : ensino da geometria; formação de professores; expressão gráfica, fragmentação curricular.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )