SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41Initial teacher training in mathematics - investigating the Graphic Expression in the curriculum of UFPRThe importance of academic knowledge and popular knowledge in the education education education of the field author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Acta Scientiarum. Education

Print version ISSN 2178-5198On-line version ISSN 2178-5201

Abstract

NODARI, Karen Elisabete Rosa  and  CORAZZA, Sandra Mara. Entre procedimentos e roteiros didáticos de tradução - condições de invenção. Acta Educ. [online]. 2019, vol.41, e37255.  Epub Mar 01, 2019. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v41i1.37255.

Este artigo é sobre as condições de invenção de uma didática tradutória, por meio da escrita fabulatória. Para tanto, analisa respostas emitidas por 26 professores ao instrumento de pesquisa Roteiro didático de tradução de uma aula ou oficina, o qual foi trabalhado nos quatro núcleos do Projeto Escrileituras. Postulando uma didática transcriadora, desde os conceitos de diferença pura e signo (Gilles Deleuze), bem como de invenção (Henri Bergson), triangula as questões do Roteiro para mostrar os fios operadores da didática do Projeto Escrileituras. Conclui que as suas condições de invenção implicam construir e habitar um determinado território teórico e ter uma certa disciplina dos corpos, disposta pelo encontro com os signos da arte. Território e corpos que dão o que pensar, inventar e fabular; fazendo, nessa deambulação, nascer diferentes leituras e escrituras.

Keywords : didática; transcriação; escrileituras.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )