SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41Formação inicial do docente de matemática - investigando a Expressão Gráfica no currículo da UFPRA importância dos saberes acadêmicos e dos saberes populares na formação de educadores da educação do campo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Acta Scientiarum. Education

versão impressa ISSN 2178-5198versão On-line ISSN 2178-5201

Resumo

NODARI, Karen Elisabete Rosa  e  CORAZZA, Sandra Mara. Entre procedimentos e roteiros didáticos de tradução - condições de invenção. Acta Educ. [online]. 2019, vol.41, e37255.  Epub 01-Mar-2019. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v41i1.37255.

Este artigo é sobre as condições de invenção de uma didática tradutória, por meio da escrita fabulatória. Para tanto, analisa respostas emitidas por 26 professores ao instrumento de pesquisa Roteiro didático de tradução de uma aula ou oficina, o qual foi trabalhado nos quatro núcleos do Projeto Escrileituras. Postulando uma didática transcriadora, desde os conceitos de diferença pura e signo (Gilles Deleuze), bem como de invenção (Henri Bergson), triangula as questões do Roteiro para mostrar os fios operadores da didática do Projeto Escrileituras. Conclui que as suas condições de invenção implicam construir e habitar um determinado território teórico e ter uma certa disciplina dos corpos, disposta pelo encontro com os signos da arte. Território e corpos que dão o que pensar, inventar e fabular; fazendo, nessa deambulação, nascer diferentes leituras e escrituras.

Palavras-chave : didática; transcriação; escrileituras.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )