SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41Entre procedimentos e roteiros didáticos de tradução - condições de invençãoContribuições de Paulo Freire e Célestin Freinet ao processo de ensino-aprendizagem índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Acta Scientiarum. Education

versão impressa ISSN 2178-5198versão On-line ISSN 2178-5201

Resumo

BORGHI, Idalina Souza Mascarenhas  e  PORTO, Klayton Santana. A importância dos saberes acadêmicos e dos saberes populares na formação de educadores da educação do campo. Acta Educ. [online]. 2019, vol.41, e40063.  Epub 01-Mar-2019. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v41i1.40063.

Ao refletir sobre a formação de educadores da educação do Campo, este trabalho busca evidenciar a relevância das formas de socialização de saberes das comunidades campesinas, para viabilizar o diálogo com os conhecimentos produzidos na academia. No intuito de gerar aproximação com a temática, refletimos sobre alguns mecanismos, acionados pelos sujeitos que aprendem para significar suas apropriações. Para isso, realizamos uma pesquisa bibliográfica, construída por meio do diálogo com autores que discutem os conceitos apresentados no estudo. Entendendo o conceito de rede como imprescindível ao estudo, discutimos acerca da mediação enquanto dispositivo favorável à sistematização de saberes, ao tempo em que consideramos as formas de aprendizagem cotidiana, utilizadas pelos estudantes da Educação do Campo, como fator preponderante para fortalecer a aprendizagem dos conhecimentos socializados na academia. A partir deste estudo, chegamos a conclusão de que é fundamental continuar investindo em pesquisas que nos ajudem a aprofundar os conhecimentos acerca dos saberes acionados pelos diversos sujeitos em processo de formação (inicial ou continuada), compreendendo a importância do trabalho coletivo dos professores formadores para a construção das pontes de encontro de saberes, como uma prática libertadora.

Palavras-chave : aprendizagens; formação de professores; saberes.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )