SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41A importância dos saberes acadêmicos e dos saberes populares na formação de educadores da educação do campoLetramento acadêmico e posicionamento autoral em artigos científicos: contribuições para o ensino do gênero índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Acta Scientiarum. Education

versão impressa ISSN 2178-5198versão On-line ISSN 2178-5201

Resumo

GUMIERO, Rosane  e  ARAUJO, Kleber de. Contribuições de Paulo Freire e Célestin Freinet ao processo de ensino-aprendizagem. Acta Educ. [online]. 2019, vol.41, e41255.  Epub 01-Mar-2019. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v41i1.41255.

Este artigo dialoga com as contribuições dadas pela pedagogia freiriana e a fpedagogia Freinetiana, no que diz respeito ao múltiplo e complexo processo de ensino-aprendizagem. As de um e outro convergem para a grande importância do protagonista neste processo - o educando - e a enfatizam. Outro aspecto preponderante nesse diálogo são as relações entre educação e humanização. Freire defende a substituição da educação tradicional pela educação orientada para a criação de disposições mentais críticas, favoráveis à participação, à deliberação coletiva, à ingerência, à dialogicidade, ao autogoverno e, consequentemente, à sua contribuição para com a democratização. Freinet assegura que o educando tem motivações e entusiasmos que o educador deve liberar e favorecer; este, por sua vez, deve criar um espaço favorável ao processo de ensino, facilitando sua aprendizagem através das ‘técnicas pedagógicas para a vida’. Tanto Freire quanto Freinet não só criticam as formas tradicionais e ultrapassadas do ensino e da aprendizagem, mas apontam ações práticas e simples através de suas experiências: Freire - com as expressões da emergência política das classes populares e com os movimentos sociais; Freinet - com as técnicas e práticas pedagógicas e o ensino direcionado ao povo.

Palavras-chave : pedagogia freiriana; pedagogia freinetiana; ensino-aprendizagem.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )