SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41Contribuition of Paulo Freire and Célestin Freinet to the process of teaching-learningContinuing education of teachers and educational regionalization: an analysis of the policies of the education sector of MERCOSUR author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Acta Scientiarum. Education

Print version ISSN 2178-5198On-line version ISSN 2178-5201

Abstract

OLIVEIRA, Adilson Ribeiro de; VALIM, Bárbara Martins Ferreira; COSTA, Claudia Lopes Santos Pereira  and  VALIM, Lucy Martins Ferreira. Letramento acadêmico e posicionamento autoral em artigos científicos: contribuições para o ensino do gênero. Acta Educ. [online]. 2019, vol.41, e45123.  Epub May 01, 2019. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v41i1.45123.

Neste artigo, objetiva-se investigar o posicionamento autoral revelado pelo emprego de marcas de pessoalidade e de impessoalidade em artigos científicos de três áreas de conhecimento: Ciências Sociais Aplicadas, Educação e Engenharias, tendo como ponto de partida a primeira área aqui listada. O aporte teórico utilizado insere-se nas abordagens do letramento como práticas sociais de uso da escrita e, mais estritamente, o letramento acadêmico como as práticas específicas da esfera universitária. Nesse quadro, buscou-se mapear as ocorrências de pessoalidade (reveladas pelo emprego de primeira pessoa do discurso - ‘nós’) e de impessoalidade (reveladas pelo emprego de terceira pessoa - ‘se’). Para a concretização dessa meta, optou-se por adotar uma metodologia de cunho qualiquantitativo, adotando a técnica da análise de conteúdo. Concluiu-se, entre outros aspectos, que, na área de Ciências Sociais Aplicadas, há uma relativa flexibilidade no emprego da pessoalidade em relação à impessoalidade textual; nas áreas de Educação e de Engenharias, a preferência é pela pessoalidade e pela impessoalidade, respectivamente. Trata-se de um estudo que pode contribuir significativamente para o ensino e a pesquisa no âmbito das práticas letradas universitárias.

Keywords : pessoalidade; impessoalidade; autoria; ensino.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · Portuguese ( pdf )