SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41Contribuições de Paulo Freire e Célestin Freinet ao processo de ensino-aprendizagemFormação continuada de professores e regionalização educativa: uma análise das políticas do setor educacional do MERCOSUL índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Acta Scientiarum. Education

versão impressa ISSN 2178-5198versão On-line ISSN 2178-5201

Resumo

OLIVEIRA, Adilson Ribeiro de; VALIM, Bárbara Martins Ferreira; COSTA, Claudia Lopes Santos Pereira  e  VALIM, Lucy Martins Ferreira. Letramento acadêmico e posicionamento autoral em artigos científicos: contribuições para o ensino do gênero. Acta Educ. [online]. 2019, vol.41, e45123.  Epub 01-Maio-2019. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v41i1.45123.

Neste artigo, objetiva-se investigar o posicionamento autoral revelado pelo emprego de marcas de pessoalidade e de impessoalidade em artigos científicos de três áreas de conhecimento: Ciências Sociais Aplicadas, Educação e Engenharias, tendo como ponto de partida a primeira área aqui listada. O aporte teórico utilizado insere-se nas abordagens do letramento como práticas sociais de uso da escrita e, mais estritamente, o letramento acadêmico como as práticas específicas da esfera universitária. Nesse quadro, buscou-se mapear as ocorrências de pessoalidade (reveladas pelo emprego de primeira pessoa do discurso - ‘nós’) e de impessoalidade (reveladas pelo emprego de terceira pessoa - ‘se’). Para a concretização dessa meta, optou-se por adotar uma metodologia de cunho qualiquantitativo, adotando a técnica da análise de conteúdo. Concluiu-se, entre outros aspectos, que, na área de Ciências Sociais Aplicadas, há uma relativa flexibilidade no emprego da pessoalidade em relação à impessoalidade textual; nas áreas de Educação e de Engenharias, a preferência é pela pessoalidade e pela impessoalidade, respectivamente. Trata-se de um estudo que pode contribuir significativamente para o ensino e a pesquisa no âmbito das práticas letradas universitárias.

Palavras-chave : pessoalidade; impessoalidade; autoria; ensino.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf )