SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41Continuing education of teachers and educational regionalization: an analysis of the policies of the education sector of MERCOSURTraditional knowledge and Kaiowá and Guarani maternal language on indigenous school education field at Ñandejara, indigenous village Te’ýikue, Caarapó (MS) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Acta Scientiarum. Education

Print version ISSN 2178-5198On-line version ISSN 2178-5201

Abstract

HINO, Marcia Cassitas; PRZEYBILOVICZ, Erico  and  COELHO, Taiane Ritta. Bring your own device (BYOD): entendendo uma nova prática no ambiente acadêmico. Acta Educ. [online]. 2019, vol.41, e42661.  Epub May 01, 2019. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v41i1.42661.

Este artigo identifica os fatores percebidos a partir da prática de BYOD no contexto acadêmico. A popularização dos dispositivos móveis gerou um movimento do uso desses dispositivos pessoais no ambiente de trabalho. Esse fenômeno passou a ser conhecido como Bring your own device (BYOD). Esta prática chegou às instituições de ensino e envolve diversas discussões entre professores e estudantes. Não se sabe ao certo se o uso de dispositivos ajuda ou atrapalha o andamento das aulas e o processo de aprendizagem. Para entender esse fenômeno, realizamos entrevistas semiestruturadas com professores e alunos universitários. Inspirados na Grounded theory, desenhamos um modelo teórico que emergiu da análise dos dados. Esse modelo demonstra que a prática do BYOD no contexto acadêmico é determinada por fatores impulsionadores, de contexto e da prática. Os diversos fatores identificados no contexto acadêmico trazem resultados práticos, como a influência no processo de aprendizagem e a exposição ao aumento de jornada de trabalho. Os fatores da prática compreendem oito elementos: 1) interesse; 2) didática; 3) processo de aprendizagem; 4) ubiquidade; 5) produtividade; 6) responsabilidade; 7) padrões de uso; e 8) exposição. Este fenômeno pode estar relacionado ao contexto da sociedade e à modernidade tecnológica.

Keywords : educação; instituição de ensino; fatores de uso; dispositivos móveis.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )