SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41Formación continua de profesores y regionalización educativa: un análisis de las políticas del Sector Educativo de MERCOSURSaberes tradicionales y lengua materna Kaiowá y Guaraní en la educación escolar indígena en la escuela Ñandejara, reserva indígena Te'ýikue, Caarapó (MS) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Acta Scientiarum. Education

versión impresa ISSN 2178-5198versión On-line ISSN 2178-5201

Resumen

HINO, Marcia Cassitas; PRZEYBILOVICZ, Erico  y  COELHO, Taiane Ritta. Bring your own device (BYOD): entendendo uma nova prática no ambiente acadêmico. Acta Educ. [online]. 2019, vol.41, e42661.  Epub 01-Mayo-2019. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v41i1.42661.

Este artigo identifica os fatores percebidos a partir da prática de BYOD no contexto acadêmico. A popularização dos dispositivos móveis gerou um movimento do uso desses dispositivos pessoais no ambiente de trabalho. Esse fenômeno passou a ser conhecido como Bring your own device (BYOD). Esta prática chegou às instituições de ensino e envolve diversas discussões entre professores e estudantes. Não se sabe ao certo se o uso de dispositivos ajuda ou atrapalha o andamento das aulas e o processo de aprendizagem. Para entender esse fenômeno, realizamos entrevistas semiestruturadas com professores e alunos universitários. Inspirados na Grounded theory, desenhamos um modelo teórico que emergiu da análise dos dados. Esse modelo demonstra que a prática do BYOD no contexto acadêmico é determinada por fatores impulsionadores, de contexto e da prática. Os diversos fatores identificados no contexto acadêmico trazem resultados práticos, como a influência no processo de aprendizagem e a exposição ao aumento de jornada de trabalho. Os fatores da prática compreendem oito elementos: 1) interesse; 2) didática; 3) processo de aprendizagem; 4) ubiquidade; 5) produtividade; 6) responsabilidade; 7) padrões de uso; e 8) exposição. Este fenômeno pode estar relacionado ao contexto da sociedade e à modernidade tecnológica.

Palabras clave : educação; instituição de ensino; fatores de uso; dispositivos móveis.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )