SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41Bring your own device (BYOD): entendendo uma nova prática no ambiente acadêmicoDidática da matemática (DM) e a didática profssional (DP): uma proposição de complementaridade e a formação de professores no Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Acta Scientiarum. Education

versão impressa ISSN 2178-5198versão On-line ISSN 2178-5201

Resumo

RAMIRES, Lídio Cavanha  e  MEDEIROS, Heitor Queiroz de. Saberes tradicionais e língua materna Kaiowá e Guarani na educação escolar indígena na escola Ñandejara, reserva indígena Te’ýikue, Caarapó (MS). Acta Educ. [online]. 2019, vol.41, e43402.  Epub 01-Maio-2019. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v41i3.43402.

Este artigo é parte dos resultados da pesquisa desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Católica Dom Bosco com o objetivo de descrever os saberes tradicionais Kaiowá e Guarani, a cosmologia e/ou princípios que fundamentam a educação indígena, mediados por sua língua materna, tendo em vista o seu uso no âmbito da Escola Municipal Indígena Ñandejara Pólo, da Reserva Indígena Te’ýikue, no município de Caarapó, em Mato Grosso do Sul. A metodologia para produção dos dados foi de cunho qualitativo e estruturada a partir da etnografia pós-moderna realizada através da participação nas reuniões das lideranças, da comunidade, entrevistas com mais velhos e em momentos de formação de professores. Os resultados do trabalho demonstram que a educação indígena Kaiowá e Guarani ocorre através do processo próprio de ensino-aprendizagem dos saberes tradicionais, das concepções sobre territorialidade e sustentabilidade constituindo-se a partir da cosmologia, potencializando os saberes tradicionais como ciência no campo da educação escolar indígena.

Palavras-chave : saberes tradicionais; língua materna; educação escolar indígena; Kaiowá e Guarani.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )