SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41Saberes tradicionais e língua materna Kaiowá e Guarani na educação escolar indígena na escola Ñandejara, reserva indígena Te’ýikue, Caarapó (MS)Práticas de resistência de alunos em uma escola pública: uma outra possiblidade de ver a indisciplina e a ‘defasagem’ de aprendizagem índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Acta Scientiarum. Education

versão impressa ISSN 2178-5198versão On-line ISSN 2178-5201

Resumo

ALVES, Francisco Regis Vieira. Didática da matemática (DM) e a didática profssional (DP): uma proposição de complementaridade e a formação de professores no Brasil. Acta Educ. [online]. 2019, vol.41, e43648.  Epub 01-Maio-2019. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v41i3.43648.

No Brasil, registramos um cenário de obsolescência e anacronismo resultante da adoção de paradigmas de desenvolvimento profissional de professores de matemática que mostram, entre outros problemas, certos aspectos que são distantes e não relacionados diretamente aos reais problemas da sala de aula e não explicam os obstáculos para o funcionamento e o desenvolvimento profissional do professor. Por outro lado, após uma tradição de algumas décadas de pesquisas desenvolvidas no Brasil sob a influência do ensino da matemática, das quais a tradição francesa inaugurou uma forte repercussão, a descrição de um referencial teórico mais eficiente para o processo de desenvolvimento profissional do professor é necessária. Assim, o trabalho apresenta uma perspectiva de complementaridade envolvendo certas noções da Teoria das Situações Didáticas - TSD e Didática Profissional - DP. Dessa forma, a introdução de uma perspectiva de complementaridade dos dois sistemas de referência pode repercutir no aprimoramento das práticas de pesquisa no Brasil sobre o professor de matemática.

Palavras-chave : didática da matemática; didática profissional; professor de Matemática; formação profissional.

        · resumo em Francês | Inglês     · texto em Francês     · Francês ( pdf )