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Acta Scientiarum. Education
versão impressa ISSN 2178-5198versão On-line ISSN 2178-5201
Resumo
HONORATO, Tony e NERY, Ana Clara Bortoleto. História da Educação e Covid-19: crise da escola segundo pesquisadores africanos (Akanbi, Chisholm), americanos (Boto, Civera, Cunha, Kinne, Rocha, Romano, Rousmaniere, Southwell, Souza, Taborda, Veiga, Vidal) e europeus (Depaepe, Escolano, Magalhães, Nóvoa). Acta Educ. [online]. 2020, vol.42, e54998. Epub 01-Set-2020. ISSN 2178-5201. https://doi.org/10.4025/actascieduc.v42i1.54998.
Que potenciais conhecimentos ou dispositivos decorrem da pesquisa em História da Educação para adensar compreensões e dimensionar os impactos da Pandemia COVID-19 na Educação Escolar? Esta pergunta foi respondida por reconhecidos pesquisadores do campo de História da Educação: Agustín Escolano Benito (Espanha); Alicia Civera (México); Andrea Bennett-Kinne (Estados Unidos); António Nóvoa (Portugal); Antonio Romano (Uruguaio); Carlota Boto (Brasil); Cynthia Greive Veiga (Brasil); Diana Gonçalves Vidal (Brasil); Gizele de Souza (Brasil); Grace Oluremilekun Akanbi (Nigéria); Heloísa Helena Pimenta Rocha (Brasil); Justino Magalhães (Portugal); Kate Rousmaniere (Estados Unidos); Linda Chisholm (África do Sul); Marc Depaepe (Bélgica); Marcus Aurélio Taborda de Oliveira (Brasil); Maria Teresa Santos Cunha (Brasil); Myriam Southwell (Argentina). As respostas na íntegra são apresentadas neste texto de entrevistas e estão distribuídas em cinco eixos: 1) Suspensão, declínio do modelo escolar; 2) Territorialidade e direito à educação: África do Sul, Argentina, Brasil, EUA e Nigéria; 3) Lugares-espaços, tempos e materiais de culturas escolares; 4) Saúde e sensibilidades divergentes na educação; 5) Desescolarização, velhas inovações e tempo presente entre imposições e resistências.
Palavras-chave : história da educação; historiografia; escola; covid-19; coronavírus; sars-CoV-2.