SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42History of Education and Covid-19: The crisis of the school according to african (Akanbi, Chisholm), american (Boto, Civera, Cunha, Kinne, Rocha, Romano, Rousmaniere, Southwell, Souza, Taborda, Veiga, Vidal) and european (Depaepe, Escolano, Magalhães, Nóvoa) researchersShort films and teaching narratives: problematizing racial difference and whiteness author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Acta Scientiarum. Education

Print version ISSN 2178-5198On-line version ISSN 2178-5201

Abstract

FAVERO, Altair Albero  and  TONIETO, Carina. Mitos e potencialidades da interdisciplinaridade: reflexões sobre um tema emergente. Acta Educ. [online]. 2020, vol.42, e38982.  Epub Dec 01, 2019. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v42i1.38982.

A interdisciplinaridade pser considerada um complexo e potente campo de conhecimento em construção. Apesar de ser um tema debatido e problematizado há mais de cinco décadas, sua atualidade requer uma permanente vigilância epistemológica para explorar de todas as formas seu potencial crítico e criativo. Esse ensaio tem por escopo analisar os mitos e as potencialidades da interdisciplinaridade no plano conceitual/teórico e nas práticas de pesquisa e ensino. A reflexão tem como fio condutor a pergunta: quais são os principais mitos presentes nos discursos a respeito da interdisciplinaridade e que potencialidades podem ser produzidas a partir da sua compreensão? Para tanto, por meio de uma análise teórica, inicia-se reconstruindo a ‘polissemia’ da ideia de interdisciplinaridade e os mitos presentes nos discursos recorrentes que funcionam como obstáculos epistemológicos, que são: é necessário acabar com as disciplinas, tudo pode ser estudado de forma interdisciplinar, a reunião de especialistas caracteriza a interdisciplinaridade, pesquisa qualificada é somente a interdisciplinar e existe uma verdadeira interdisciplinaridade. Posteriormente, aponta-se o potencial crítico-criativo da interdisciplinaridade, que consiste na sua abertura vigilante a novos modos de pensar e fazer interdisciplinaridade, provocando rupturas, continuidades e inovações metodológicas e epistemológicas.

Keywords : interdisciplinaridade; mitos; potencialidades; docência.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )