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Acta Scientiarum. Education
versão impressa ISSN 2178-5198versão On-line ISSN 2178-5201
Resumo
FAVERO, Altair Albero e TONIETO, Carina. Mitos e potencialidades da interdisciplinaridade: reflexões sobre um tema emergente. Acta Educ. [online]. 2020, vol.42, e38982. Epub 01-Dez-2019. ISSN 2178-5201. https://doi.org/10.4025/actascieduc.v42i1.38982.
A interdisciplinaridade pser considerada um complexo e potente campo de conhecimento em construção. Apesar de ser um tema debatido e problematizado há mais de cinco décadas, sua atualidade requer uma permanente vigilância epistemológica para explorar de todas as formas seu potencial crítico e criativo. Esse ensaio tem por escopo analisar os mitos e as potencialidades da interdisciplinaridade no plano conceitual/teórico e nas práticas de pesquisa e ensino. A reflexão tem como fio condutor a pergunta: quais são os principais mitos presentes nos discursos a respeito da interdisciplinaridade e que potencialidades podem ser produzidas a partir da sua compreensão? Para tanto, por meio de uma análise teórica, inicia-se reconstruindo a ‘polissemia’ da ideia de interdisciplinaridade e os mitos presentes nos discursos recorrentes que funcionam como obstáculos epistemológicos, que são: é necessário acabar com as disciplinas, tudo pode ser estudado de forma interdisciplinar, a reunião de especialistas caracteriza a interdisciplinaridade, pesquisa qualificada é somente a interdisciplinar e existe uma verdadeira interdisciplinaridade. Posteriormente, aponta-se o potencial crítico-criativo da interdisciplinaridade, que consiste na sua abertura vigilante a novos modos de pensar e fazer interdisciplinaridade, provocando rupturas, continuidades e inovações metodológicas e epistemológicas.
Palavras-chave : interdisciplinaridade; mitos; potencialidades; docência.