SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42Short films and teaching narratives: problematizing racial difference and whitenessThe Vygotsky school and its contributions to a revolutionary practice author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Acta Scientiarum. Education

Print version ISSN 2178-5198On-line version ISSN 2178-5201

Abstract

RESENDE NEIVA, Larissa Maria de; JINZENJI, Mônica Yumi  and  GALVAO, Ana Maria de Oliveira. A invenção de si na escrita autobiográfica de pessoas idosas. Acta Educ. [online]. 2020, vol.42, e42994.  Epub Jan 02, 2020. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v42i1.42994.

O artigo tem como objetivo analisar como autoras e autores idosos inventam a si mesmos por meio da escrita autobiográfica na contemporaneidade, problematizando a potencialidade desse processo para o campo da Educação. Como principais fontes, foram analisadas oito autobiografias, escritas por homens e mulheres, nascidos em Minas Gerais na primeira metade do século XX, além de dados censitários do IBGE. A análise realizada nos permite afirmar que o pertencimento de gênero delineia fortemente os referenciais eleitos por cada um(a) dos(as) autores(as) para o processo de invenção de si e, igualmente, para a elaboração dos significados do envelhecer. Se para as autoras, a família e a dimensão religiosa se constituíram como eixo das narrativas, para os autores, o trabalho e a condição socioeconômica foram eleitos para conduzir a escrita. As mulheres se referem ao envelhecer de forma positiva, enquanto os homens tendem a enfatizar as perdas e as limitações relacionadas a essa etapa da vida.

Keywords : autobiografia; relações de gênero; terceira idade.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )