SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42Curtas metragens e narrativas docentes: problematizando diferença racial e branquitudeA Escola de Vigotski e suas contribuições para uma práxis revolucionária índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Acta Scientiarum. Education

versão impressa ISSN 2178-5198versão On-line ISSN 2178-5201

Resumo

RESENDE NEIVA, Larissa Maria de; JINZENJI, Mônica Yumi  e  GALVAO, Ana Maria de Oliveira. A invenção de si na escrita autobiográfica de pessoas idosas. Acta Educ. [online]. 2020, vol.42, e42994.  Epub 02-Jan-2020. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v42i1.42994.

O artigo tem como objetivo analisar como autoras e autores idosos inventam a si mesmos por meio da escrita autobiográfica na contemporaneidade, problematizando a potencialidade desse processo para o campo da Educação. Como principais fontes, foram analisadas oito autobiografias, escritas por homens e mulheres, nascidos em Minas Gerais na primeira metade do século XX, além de dados censitários do IBGE. A análise realizada nos permite afirmar que o pertencimento de gênero delineia fortemente os referenciais eleitos por cada um(a) dos(as) autores(as) para o processo de invenção de si e, igualmente, para a elaboração dos significados do envelhecer. Se para as autoras, a família e a dimensão religiosa se constituíram como eixo das narrativas, para os autores, o trabalho e a condição socioeconômica foram eleitos para conduzir a escrita. As mulheres se referem ao envelhecer de forma positiva, enquanto os homens tendem a enfatizar as perdas e as limitações relacionadas a essa etapa da vida.

Palavras-chave : autobiografia; relações de gênero; terceira idade.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )