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Acta Scientiarum. Education
versão impressa ISSN 2178-5198versão On-line ISSN 2178-5201
Resumo
GONCALVES, Ruth Maria de Paula; MORAES, Betânea Moreira de; CARMO, Francisca Maurilene do e SEGUNDO, Maria das Dores Mendes. A Escola de Vigotski e suas contribuições para uma práxis revolucionária. Acta Educ. [online]. 2020, vol.42, e44598. Epub 02-Jan-2020. ISSN 2178-5201. https://doi.org/10.4025/actascieduc.v42i1.44598.
O ensaio teórico em tela senta alguns elementos da Escola de Vigotski, alicerçado nos fundamentos do marxismo, que traz uma
contribuição ímpar ao entendimento do psiquismo humano e suas múltiplas determinações. Tomando como basilares as ideias de Vigotski e seus colaboradores diretos, Luria e Leontiev, representantes da psicologia soviética, o artigo destaca a proximidade de Vigotski com Marx, quando elege a centralidade do trabalho como ato-gênese do ser social, o que possibilita relevantes implicações na edificação do complexo categorial da psicologia histórico-cultural. Desse modo, assevera-se haver uma estreita relação entre psicologia e filosofia, fundamentada na perspectiva teórico-metodológica de Vigotski, apontando para a transformação socialista do homem. Dessa forma, este artigo busca contribuir para a construção de um edifício categorial para o entendimento de como nos tornamos humanos, situando o homem em meio as suas relações sociais.
Palavras-chave : Vigotski; psicologia; história cultural; transformação socialista.