SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42A Escola de Vigotski e suas contribuições para uma práxis revolucionáriaA constituição do direito social à educação em legislações mineiras da década de 1920 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Acta Scientiarum. Education

versão impressa ISSN 2178-5198versão On-line ISSN 2178-5201

Resumo

SCORTEGAGNA, Paola Andressa  e  OLIVEIRA, Rita de Cássia da Silva. Política social: de sua gênese ao contexto brasileiro. Acta Educ. [online]. 2020, vol.42, e40226.  Epub 01-Dez-2019. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v42i1.40226.

O presente trabalho tem por objetivo apresentar a gênese da política social, desde a primeira Lei dos Pobres, no século XIV até o contexto neoliberal das políticas sociais no Brasil. Foi realizado um estudo documental e bibliográfico. No século XIV encontra-se a primeira lei voltada à pobreza, na Grã-Bretanha, que pode ser considerada como uma das primeiras políticas sociais do mundo. Até o século XVIII outras leis surgem para combater a pobreza, porém muito mais punitivas do que assistencialistas. O século XIX é marcado pelo capitalismo e pela luta social dos trabalhadores em busca de direitos. Do século XX até os dias atuais, as políticas sociais estiveram atreladas ao liberalismo e ao neoliberalismo. No contexto brasileiro, as políticas sociais não atingem o objetivo de combate à pobreza, havendo ações paliativas como as políticas compensatórias.

Palavras-chave : política; lei dos pobres; pobreza.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )