SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42La constitución del derecho social para la educación en los legislación de lo estado Minas Gerais (Br) de la década de 1920Jean-Jacques Rousseau: educación para la tolerancia religiosa índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Acta Scientiarum. Education

versión impresa ISSN 2178-5198versión On-line ISSN 2178-5201

Resumen

BARBOSA, Etienne Baldez Louzada; ANJOS, Juarez José Tuchinski dos  y  SILVA, Paulo Vinícius Baptista da. Irmãos Rebouças no Paraná do século 19 e os intelectuais negros. Acta Educ. [online]. 2020, vol.42, e45603.  Epub 01-Mar-2020. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v42i1.45603.

Este artigo analisa o legado dos irmãos Antonio e André Rebouças no Estado do Paraná para, a partir da trajetória deles, pensar a participação de intelectuais negros na formação histórica dessa região. O artigo divide-se em duas partes. Na primeira, segue o rastro dos irmãos Rebouças no Paraná, através do método indiciário, indagando algumas das fontes documentais. Na segunda, tensiona a historiografia e a memória paranaense acerca dos dois irmãos, contrapondo-as a outras fontes. O contato com fontes primárias (em particular a imprensa periódica e fotografias) revela o quanto tal sociedade foi marcada pela atuação do negro, não apenas no campo econômico - escravizado ou como trabalhador livre - mas também no campo intelectual. Ao mesmo tempo, demonstra como a identidade racial dos Rebouças e outros intelectuais negros sofria apagamento já no período em que viveram, por meio de estratégias de embranquecimento social, próprias de uma sociedade racista e personalista como era a brasileira, em geral, e a paranaense, em particular. Esse paradoxo, a nosso ver, é uma importante pista para a produção de outra memória e história sobre a presença de Antonio, André e demais negros intelectuais no passado paranaense.

Palabras clave : intelectuais negros; memória; Paraná século XIX.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )