SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42Jean-Jacques Rousseau: educação para a tolerância religiosaAs reformas educacionais na Escola de Farmácia de Ouro Preto (1890-1911) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Acta Scientiarum. Education

versão impressa ISSN 2178-5198versão On-line ISSN 2178-5201

Resumo

SIRAICHI, Jackeline Tiemy Guinoza; BARBOSA, Rosa Amélia; LIMANA, Amir  e  AZEVEDO, Mário Luiz Neves de. Organicidade, institucionalidade e dimensão simbólica do Instituto Federal do Paraná: uma perspectiva sob o olhar de Pierre Bourdieu. Acta Educ. [online]. 2020, vol.42, e44768.  Epub 01-Mar-2020. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v42i1.44768.

Este artigo tem por objetivo analisar a criação de Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, que inaugurou uma nova fase na oferta de educação por instituições de Educação Profissional e Tecnológica no Brasil, a partir do estabelecido na lei de criação 11.892, de 29 de dezembro de 2008, que institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, e cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Metodologicamente, o artigo fundamenta-se na teoria dos campos sociais de Pierre Bourdieu, especialmente a partir dos conceitos de campo social, habitus, capital social, capital cultural e capital científico. Desta forma, com base em documentos, legislação e apoio na literatura sobre o assunto, nota-se que existe uma lacuna entre o previsto no projeto de criação e na legislação sobre os Institutos Federais, de inclusão social e democratização do ensino público, e a concreta atuação docente balizada pela superestimação e sobrevalorização do perfil acadêmico comum nas universidades tradicionais.

Palavras-chave : educação profissional; política educacional; identidade institucional.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )