SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42Education reforms in the School of Pharmacy of Ouro Preto (1890-1911)Pires de Almeida and Primitivo Moacyr: an analysis of the writing of the history of education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Acta Scientiarum. Education

Print version ISSN 2178-5198On-line version ISSN 2178-5201

Abstract

RODRIGUES, Elaine  and  GONCALVES NETO, Wenceslau. Dario Vellozo, de professor para professor, produção e circulação do conhecimento pedagógico: A escola, uma revista em análise (1906-1910). Acta Educ. [online]. 2020, vol.42, e45502.  Epub Apr 01, 2020. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v42i1.45502.

O impresso, fonte e objeto da pesquisa, é a revista A Escola, um periódico produzido pelo Grêmio de professores públicos do Paraná/Curitiba no período de 1906 a 1910, tomados como balizadores temporais para a reflexão. Os questionamentos que direcionaram essa escrita foram: Em tempos de república nascente, qual função, os colaboradores da revista, em particular seu editor, Dario Vellozo, destinavam à escola? Quais temáticas estiveram em maior evidência no que tange a formação do professor paranaense na recém instaurada república brasileira? A Imprensa especializada em educação e ensino, evidencia-se como um como núcleo de informação, já que mostra maneiras de produzir e difundir discursos, o que possibilita objetivar a compreensão da dinâmica que engloba a produção das narrativas educacionais e suas articulações com a construção da(s) identidade(s), histórico-educacional(ais), pretendida(s) para o(a) professor(a) e para o aluno(a) curitibano da nascente república brasileira.

Keywords : história da educação paranaense; imprensa periódica educacional; revista A Escola; Dario Vellozo.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )