SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42Las reformas educativas en la Escuela de Farmacia de Ouro Preto (1890-1911)Pires de Almeida y Primitivo Moacyr: un análisis de la escritura de la historia de la educación índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Acta Scientiarum. Education

versión impresa ISSN 2178-5198versión On-line ISSN 2178-5201

Resumen

RODRIGUES, Elaine  y  GONCALVES NETO, Wenceslau. Dario Vellozo, de professor para professor, produção e circulação do conhecimento pedagógico: A escola, uma revista em análise (1906-1910). Acta Educ. [online]. 2020, vol.42, e45502.  Epub 01-Abr-2020. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v42i1.45502.

O impresso, fonte e objeto da pesquisa, é a revista A Escola, um periódico produzido pelo Grêmio de professores públicos do Paraná/Curitiba no período de 1906 a 1910, tomados como balizadores temporais para a reflexão. Os questionamentos que direcionaram essa escrita foram: Em tempos de república nascente, qual função, os colaboradores da revista, em particular seu editor, Dario Vellozo, destinavam à escola? Quais temáticas estiveram em maior evidência no que tange a formação do professor paranaense na recém instaurada república brasileira? A Imprensa especializada em educação e ensino, evidencia-se como um como núcleo de informação, já que mostra maneiras de produzir e difundir discursos, o que possibilita objetivar a compreensão da dinâmica que engloba a produção das narrativas educacionais e suas articulações com a construção da(s) identidade(s), histórico-educacional(ais), pretendida(s) para o(a) professor(a) e para o aluno(a) curitibano da nascente república brasileira.

Palabras clave : história da educação paranaense; imprensa periódica educacional; revista A Escola; Dario Vellozo.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )