SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42As reformas educacionais na Escola de Farmácia de Ouro Preto (1890-1911)Pires de Almeida e Primitivo Moacyr: uma análise da escrita da história da educação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Acta Scientiarum. Education

versão impressa ISSN 2178-5198versão On-line ISSN 2178-5201

Resumo

RODRIGUES, Elaine  e  GONCALVES NETO, Wenceslau. Dario Vellozo, de professor para professor, produção e circulação do conhecimento pedagógico: A escola, uma revista em análise (1906-1910). Acta Educ. [online]. 2020, vol.42, e45502.  Epub 01-Abr-2020. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v42i1.45502.

O impresso, fonte e objeto da pesquisa, é a revista A Escola, um periódico produzido pelo Grêmio de professores públicos do Paraná/Curitiba no período de 1906 a 1910, tomados como balizadores temporais para a reflexão. Os questionamentos que direcionaram essa escrita foram: Em tempos de república nascente, qual função, os colaboradores da revista, em particular seu editor, Dario Vellozo, destinavam à escola? Quais temáticas estiveram em maior evidência no que tange a formação do professor paranaense na recém instaurada república brasileira? A Imprensa especializada em educação e ensino, evidencia-se como um como núcleo de informação, já que mostra maneiras de produzir e difundir discursos, o que possibilita objetivar a compreensão da dinâmica que engloba a produção das narrativas educacionais e suas articulações com a construção da(s) identidade(s), histórico-educacional(ais), pretendida(s) para o(a) professor(a) e para o aluno(a) curitibano da nascente república brasileira.

Palavras-chave : história da educação paranaense; imprensa periódica educacional; revista A Escola; Dario Vellozo.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )