SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42Pires de Almeida and Primitivo Moacyr: an analysis of the writing of the history of educationknowledge and Virtue in Plato’s Republic. Hermeneutics of the book VI author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Acta Scientiarum. Education

Print version ISSN 2178-5198On-line version ISSN 2178-5201

Abstract

ADORNO, Thais Lira França  and  MIGUEL, Maria Elisabeth Blanck. A metodologia de Pestalozzi e o ideário da Escola Nova. Acta Educ. [online]. 2020, vol.42, e48511.  Epub Apr 01, 2020. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v42i1.48511.

Este artigo é produto de um relatório parcial de pesquisa em andamento sobre a recepção das ideias de Johann Heinrich Pestalozzi no Brasil, e a presença do seu pensamento no ideário da Pedagogia da Escola Nova. A pesquisa é de caráter bibliográfico e pretende demonstrar que a pedagogia de Pestalozzi impactou o pensamento pedagógico da Escola Nova por meio de uma proposta de pedagogia ativa. Indiretamente é possível perceber a influência do pensamento pestalozziano na obra de Rui Barbosa; no entanto - diretamente - ele chega ao Brasil graças à pedagoga russa Helena Antipoff que, depois de estudar em Genebra, veio para o nosso país trazendo na bagagem as ideias do pedagogo social suíço. Pestalozzi (1889a) expõe sua teoria de aprendizagem e o método intuitivo. Os autores Soëtard (2010), Arce (2002) e Incontri (1996) discorrem sobre o estudioso e a sua concepção de aprendizagem. Este artigo pretende traçar paralelos entre os preceitos pestalozzianos e as práticas da Escola Nova manifestadas no Brasil.

Keywords : Pestalozzi; Método Intuitivo;Escola Nova no Brasil.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )