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Acta Scientiarum. Education

versión impresa ISSN 2178-5198versión On-line ISSN 2178-5201

Resumen

ADORNO, Thais Lira França  y  MIGUEL, Maria Elisabeth Blanck. A metodologia de Pestalozzi e o ideário da Escola Nova. Acta Educ. [online]. 2020, vol.42, e48511.  Epub 01-Abr-2020. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v42i1.48511.

Este artigo é produto de um relatório parcial de pesquisa em andamento sobre a recepção das ideias de Johann Heinrich Pestalozzi no Brasil, e a presença do seu pensamento no ideário da Pedagogia da Escola Nova. A pesquisa é de caráter bibliográfico e pretende demonstrar que a pedagogia de Pestalozzi impactou o pensamento pedagógico da Escola Nova por meio de uma proposta de pedagogia ativa. Indiretamente é possível perceber a influência do pensamento pestalozziano na obra de Rui Barbosa; no entanto - diretamente - ele chega ao Brasil graças à pedagoga russa Helena Antipoff que, depois de estudar em Genebra, veio para o nosso país trazendo na bagagem as ideias do pedagogo social suíço. Pestalozzi (1889a) expõe sua teoria de aprendizagem e o método intuitivo. Os autores Soëtard (2010), Arce (2002) e Incontri (1996) discorrem sobre o estudioso e a sua concepção de aprendizagem. Este artigo pretende traçar paralelos entre os preceitos pestalozzianos e as práticas da Escola Nova manifestadas no Brasil.

Palabras clave : Pestalozzi; Método Intuitivo;Escola Nova no Brasil.

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